Perguntas Frequentes

O que é ITBI?
O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é um imposto municipal que o comprador deve pagar ao adquirir um imóvel. A alíquota varia de município para município, mas não ultrapassa 3%. Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, a alíquota é de 2% sobre o valor do imóvel. Pode haver descontos, com ou sem limite máximo, para imóveis de menos de 500.000,00 reais, financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

O que é IPCA?
IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.O IPCA é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1980 e se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. Desde janeiro, o IBGE passou a incorporar a Região Metropolitana de Vitória e o município de Campo Grande no IPCA e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Até dezembro de 2013, as pesquisas eram feitas com informações das Regiões Metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além de Brasília e Goiânia.

O que Significa SBPE?
Nessa linha de financiamento você pode comprar seu imóvel usado residencial ou comercial e tem até 35 anos para pagar.​ A carta de crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) utiliza recursos próprios para facilitar aos clientes a aquisição de imóveis. Nesta opção, você pode possuir outros imóveis em seu nome, não há limite de renda e o financiamento pode ser feito dentro ou fora do Sistema Financeiro de Habitação.

O que é Escritura Publica?
Quando se financia um imóvel, não é preO que é Credito Associativo?
Modalidade de crédito com recursos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), com taxas mais baixo do mercado destinado ao financiamento de habitações populares.ciso se preocupar com essa parte, uma vez que o contrato emitido pelo banco tem força de escritura pública. Caso a compra se dê à vista, porém, será necessário fazer uma escritura no Tabelião de Notas. O valor e as regras de cobrança das escrituras públicas variam bastante de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, o valor da escritura é sempre proporcional ao valor do imóvel. A escritura de um imóvel de 300.000 reais custa 2.497,31 reais. Já um de 600.000 reais requer uma escritura de 3.074,93 reais. Já no Rio de Janeiro, toda escritura de valor declarado superior a 49.889,02 custa 604,26 reais. Para saber o custo das escrituras no seu estado, basta acessar a página do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, que disponibiliza, em arquivo pdf, as regras de custos cartoriais de todos os estados. No entanto, a escrita burocrática pode suscitar dúvidas, e os prazos e documentos necessários para lavrar uma escritura variam também de estado para estado. Pode ser necessário apresentar uma série de certidões, que normalmente devem ser providenciadas pelo vendedor. Por isso, é aconselhável entrar em contato com um tabelionato de notas para saber o valor da escritura, os documentos necessários e a quem compete providenciá-los.

O que é Credito Associativo?
Modalidade de crédito com recursos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), com taxas mais baixo do mercado destinado ao financiamento de habitações populares.

Como Faço para Reservar meu Apartamento?
A reserva do apartamento só poderá ser feita mediante a lista completa de toda documentação clique aqui e veja a lista completa de documentação para reserva do apartamento.

O que é Sistema de Amortização SAC e PRICE?
No SAC (Sistema de Amortização Constante) essa amortização acontece como o próprio nome diz, de maneira constante. Para ilustrar, alguém que financia 1 milhão de reais em 100 meses, no SAC, irá amortizar 10 mil reais por mês (1 milhão de reais / 100 meses). Como o valor amortizado será constante, via de regra, as prestações serão decrescentes.
Já na Tabela Price (TP), também conhecida como Sistema Francês, o que se mantém constante é o valor da prestação e, consequentemente a amortização do valor principal da dívida será crescente mês a mês.

Qual o Valor da Minha Entrada na Compra do meu Imóvel?
O valor da sua entrada vai depender da sua renda bruta familiar e o valor do imóvel.
Se você for solteiro vai ter que apresentar o comprovante de renda dos 03 últimos meses sem férias.
Se você for casado (a) legalmente e ambos trabalham registrado vocês vão ter que apresentar o comprovante de renda dos 03 últimos meses sem férias.
Caso tenha dúvida para fazer uma simulação entre em contato conosco possuímos parceria com correspondente bancário onde iremos acompanhar todo o processo do financiamento até a sua aprovação.
Se você não trabalha registrado e tem dúvida sobre como fazer uma simulação entre também em contato conosco que iremos lhe orientar e para sua maior comodidade atendemos aos finais de semana e a noite com dia e hora marcada.

Como é Feita a Correção de Terreno, Imóvel Pronto ou na Planta?
A Correção é feita pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) se for terreno ou imóvel pronto e INCC (Índice Nacional de Custos da Construção) se for imóvel na planta em construção.

Posso Utilizar meu FGTS e Fazer o Financiamento em Outra Instituição Financeira sem ser Pela Caixa?
Sim! Você Pode Utilizar o seu FGTS para Abater o Valor da Entrada que Gerar no Simulador do Banco e Fazer o Financiamento na Instituição Financeira (banco) da sua Escolha.

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar mensagem
Me Chame no WhatsApp